Dieta low carb: 6 motivos para investir em pratos sem carboidratos
CARREGANDO

Busque Aqui

Alimentação Saudável

Dieta low carb: 6 motivos para investir em pratos sem carboidratos

Compartilhar
dieta low carb

A chamada dieta low carb, como o nome em inglês já deixa claro, consiste em uma alimentação com reduzida quantidade de carboidratos. Um dos médicos mais famosos a falar sobre ela foi o norte-americano Robert Atkins, há cerca de 50 anos, desde então é bastante procurada pelas pessoas que desejam perder quilos em pouco tempo.

Esse estilo de alimentação oferece vantagens importantes, principalmente na prevenção de doenças decorrentes da obesidade e na redução de riscos de problemas cardiovasculares. Deve ser seguida com atenção e de preferência com o acompanhamento de um nutricionista.

Você está em dúvida se este é o tipo de dieta ideal para seu organismo e seu estilo de vida? Apresentamos aqui 6 motivos importantes para adotar a dieta low carb e ajudar você a tomar uma decisão!

1. Ela promove rápida perda de peso 

Se você quer emagrecer em pouco tempo, a proposta low carb é bem apropriada para atingir seus objetivos. Esse tipo de dieta, que restringe a quantidade de carboidratos, em especial os mais simples, realmente é eficiente.

Ao reduzir drasticamente a farinha e o açúcar refinados no seu dia a dia, por exemplo, o impacto na balança virá em poucas semanas.

2. A dieta low carb reduz o colesterol ruim

Com a redução dos carboidratos simples, sua taxa de triglicerídeos vai baixar. Se a sua dieta low carb incluir gorduras boas, como azeite de oliva, a tendência é o aumento do bom colesterol.

Como se sabe, altos níveis de triglicerídeos contribuem para doenças cardíacas. Ou seja, você está prevenindo doenças graves. Que tal?

3. Essa proposta baixa a pressão arterial 

Essa vantagem representa um enorme ganho para a sua saúde. Isso porque o excesso de hidratos de carbono contribui para aumentar a pressão sanguínea.

A hipertensão aumenta de forma significativa o risco de você sofrer um infarto, derrame ou um acidente vascular cerebral.

4. A dieta low carb baixa o nível de glicose

A dieta low carb contribui muito para diminuir dos níveis de glicose no sangue, o que faz com que você previna o diabetes. Inclusive muitos médicos recomendam a seus pacientes diabéticos esse tipo de alimentação.

Algumas pesquisas inclusive mostraram que uma restrição modesta de carboidratos consegue reverter a chamada síndrome metabólica. 

5. Esse tipo de ingestão ainda inibe sua fome

Isso acontece porque o incremento da ingestão de alimentos protéicos e das gorduras boas aumentam a saciedade. Por outro lado, os carboidratos são absorvidos mais rapidamente pelo nosso organismo, o que leva a fome em menos tempo, ou seja, a necessidade de “beliscar”.

Com a low carb, você sentirá menos vontade de comer, e fará menos assaltos desnecessários à sua geladeira.

6. Ela também reduz a circunferência abdominal

Já está provado que grandes quantidades de gordura acumuladas no abdômen estão relacionadas ao risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e até trombose.

A dieta low carb vai diminuir a sua circunferência abdominal, o que representa também um ganho estético. Experimente combinações específicas que ajudam a desinchar.

Após conhecer as vantagens da dieta low carb, você agora pode avaliar melhor se é o tipo de alimentação mais indicado para o seu caso. A redução considerável de carboidratos afasta o risco de doenças cardiovasculares, causadoras de milhões de mortes no Brasil. Porém, não se esqueça de consultar o nutricionista para um acompanhamento seguro.

Gostou dessas dicas? Assine a nossa newsletter para receber informações sobre dietas, estilo de vida saudável, dicas de exercícios e muito mais!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade