Como equilibrar a alimentação saudável com exercícios físicos?
CARREGANDO

Busque Aqui

Bem-Estar

Como equilibrar a alimentação saudável com exercícios físicos?

Compartilhar
alimentação saudável

Um corpo forte e cheio de saúde permite que você tenha mais disposição para encarar os desafios do seu dia a dia e conquiste uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Para isso, uma rotina de exercícios aliada a bons hábitos alimentares é fundamental. 

Contudo, muita gente tem dúvidas sobre a melhor maneira de equilibrar a prática de atividades físicas com uma alimentação saudável. É o seu caso?

Não se preocupe: é exatamente sobre isso que falaremos em seguida. Venha descobrir mais sobre o assunto e melhore seus hábitos!

Preste atenção no seu gasto calórico diário 

O primeiro passo para equilibrar uma alimentação saudável com a rotina de exercícios é prestar atenção no seu gasto calórico. Para emagrecer, é necessário gastar mais calorias do que se consome. Já para manter o peso, basta que essas quantidades sejam equivalentes.

Assim, por mais qualidade que tenha a sua alimentação, se você comer mais do que gasta vai acabar acumulando gordura, certo? Existem muitas ferramentas que podem ajudar você a encontrar o seu metabolismo basal. Esse valor representará a quantidade de calorias que o seu corpo perde apenas para se manter funcionando.

A partir daí, calcule em média o volume de atividades que pratica no período e você terá noção de quantas calorias poderá comer em um dia. Contudo, o ideal é que você procure um profissional para realizar esse cálculo.

Seja realista com a intensidade dos seus treinos 

Vale a pena analisar com mais calma a relação entre suas práticas esportivas e a alimentação que adota para sua vida. Uma caminhada leve, por exemplo, não tem o mesmo gasto calórico que uma corrida ou a musculação.

Quanto mais intensos forem os exercícios, mais nutrientes vai precisar ingerir. Da mesma forma que, se as atividades forem muito leves, os alimentos também precisam ser menos calóricos. Além disso, antes de treinar, procure comer saladas e frutas. Se você fizer um lanche reforçado antes de praticar atividades físicas pode acabar passando mal.

Junte alimentação saudável à prática habitual de exercícios 

É por meio da alimentação que nosso corpo retira todos os nutrientes necessários para funcionar corretamente. Por isso, cada treino ou modalidade esportiva demanda um protocolo alimentar diverso. 

Contudo, basicamente você precisa equilibrar o consumo de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Se pratica atividades como corridas de longa distância e pedaladas, vai precisar de maior quantidade de carboidratos (fontes rápidas de energia), na comparação com uma pessoa que pratica musculação moderada, por exemplo. 

Nesse caso, o ideal é consultar um nutricionista. Entretanto, se isso não for possível no momento, experimente consumir mais carboidratos como a batata doce, arroz integral e o suco natural de frutas, cerca de uma hora antes dos treinos; e proteínas como carnes magras e ovos, logo depois.

Para equilibrar uma alimentação saudável com a prática de exercícios, basta escolher alimentos ricos em nutrientes e com baixo valor calórico. Assim você conseguirá comer bem e controlar a quantidade de calorias ingeridas, sem passar fome. Ter uma ideia do quanto você gasta no dia e quais seriam as suas demandas nutricionais também ajuda bastante. Portanto, se for possível, procure um nutricionista! 

Está esperando o que para mudar de vida e adicionar novos hábitos à sua rotina? Veja como emagrecer sem deixar de comer o que você gosta e conquiste ótimos resultados sem sofrer.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade