Alimentação para veganos: 4 dicas especiais - Da Mamãe Fitness
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Alimentação Saudável

4 dicas de alimentação para veganos

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alimentação para veganos

Ainda hoje, o veganismo é cercado de dúvidas e preconceitos por parte de quem não adota essa filosofia. É normal ver pessoas acreditando que os pratos veganos não compensam na questão nutricional e de preço, além de contar com opções escassas de produtos.

No entanto, isso se prova cada vez mais como um pensamento ultrapassado, não condizendo com a realidade desse tipo de alimentação. Os adeptos do veganismo têm hábitos alimentares saudáveis e criativos — mesmo dentro de um mundo que supervaloriza o consumo da carne.

Tem interesse em se tornar um vegano? Confira nossas dicas abaixo para saber como se sair bem ao seguir essa prática!

1. Carregue um lanche com você sempre que sair de casa

Com a rotina apressada do trabalho, é comum recorrer a mercados de pequeno porte ou até mesmo máquinas de vendas automáticas para comer algo nos curtos intervalos de folga, mas eles raramente contêm itens veganos.

Quem é vegano sabe a dificuldade de encontrar escolhas viáveis para se alimentar fora de casa sem fugir do seu estilo de vida. Por isso, sempre coloque um lanche rápido e nutritivo na bolsa — como frutas, castanhas e sanduíches saudáveis.

Outra dica é ter esse mesmo cuidado em viagens, principalmente para locais remotos. Antes de viajar, confira as opções de menus dos restaurantes dos hotéis ou dê preferência por pousadas veganas.

2. Procure profissionais de confiança para indicar suplementações

Como a vitamina B12 não está presente em grãos e verduras, a suplementação se faz necessária. As pessoas costumam associar a alimentação para veganos apenas com a exclusão da carne (vermelha e branca) e os demais produtos de origem animal, mas outros detalhes são importantíssimos!

Além de ficar de olho na vitamina B12, os adeptos dos pratos veganos precisam buscar fontes de nutrientes fundamentais, como cálcio e proteína. Realize frequentes exames de sangue para conferir suas taxas e monte sua dieta com um nutricionista confiável, que também pode recomendar qualquer suplemento que seja imprescindível para o seu corpo.

3. Reaproveite cada detalhe da alimentação para veganos

A alimentação para veganos é favorável ao reaproveitamento total, valorizando o consumo de todos os pedaços da comida.

Ao descascar os legumes para fazer uma receita, congele as cascas para preparar um delicioso caldo de legumes! Os resíduos das amêndoas e castanhas podem virar outros pratos, como cookies e farofa. A aquafaba (água que sobra do cozimento do grão-de-bico) funciona perfeitamente como um substituto para a clara do ovo.

Pesquise tudo que você pode preparar com as sobras dos alimentos e evite o desperdício, ganhando em troca uma refeição deliciosa!

4. Explore toda a versatilidade da alimentação para veganos

Uma das maiores vantagens dos pratos veganos é a versatilidade que eles oferecem.

O grão-de-bico, por exemplo, pode ser utilizado para fazer homus, “grãomelete” (um substituto vegano para omelete), curry, strogonoff, hambúrguer, entre vários outros alimentos deliciosos.

Já a aveia, amêndoas e coco podem ser utilizados para fazer leite, enquanto os feijões se transformam em almôndegas saborosas. Solte a imaginação e aproveite!

Para ter pratos veganos de qualidade, é necessário muita pesquisa, informação e disposição para se dedicar a esse estilo de vida com toda a atenção que ele merece. Divirta-se testando substitutos para seus antigos alimentos favoritos e descubra novas receitas saborosas e saudáveis com muita criatividade.

Gostou das nossas dicas? Confira também os pratos veganos Da Mamãe Fitness e saiba mais sobre essa forma de alimentação!

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