Entenda por que as dietas restritivas não funcionam

Share

É difícil encontrar alguém que não viva em guerra com a balança, não é mesmo? Pode até não ser uma batalha que objetive uma redução grande de peso, mas há quem aposte em dietas restritivas de todos os tipos para perder aqueles muitos quilos indesejados. No entanto, é preciso que você entenda por que as dietas restritivas não funcionam e nós vamos te explicar nos próximos parágrafos. Confira!

Perda de peso é temporária

Primeiro, a perda de tempo se dá de forma temporária, porque ao optar por uma restrição na alimentação, quando deixamos de fazer a dieta por termos alcançado os resultados almejados, voltamos a ter uma rotina alimentar como era feita antigamente. Como resultado de uma perda de peso temporária promovida pela dieta temporária, a pessoa precisará conviver com o efeito sanfona. Isso ocorre, porque o nosso corpo entende que esse emagrecimento “rápido” surgiu de um desequilíbrio.

Com isso, ele vai acionar a nossa parte fisiológica para que toda a restrição que foi feita anteriormente seja de alguma forma compensada. Por isso, ao invés de recorrer a dietas “milagrosas”, a melhor opção é apostar na ingestão de refeições saudáveis.

No momento em que a pessoa opta por deixar de lado a dieta, o seu metabolismo está mais lento e o foco do corpo está em montar uma reserva de energia, porque ele entende que em breve, a restrição pode novamente aparecer. Por isso, é comum o ganho de peso.

Dietas restritivas não funcionam, porque elas deixam o corpo com falta de nutrientes

A pessoa que se submete às dietas restritivas e não opta por exemplo, por uma reeducação alimentar, precisa entender que essa decisão não vai trazer benefícios. Quem opta por uma dieta que promove o controle de calorias tende a sofrer com a falta de alguns nutrientes e essa ausência vai fazer com a pessoa fique fraca.

Sendo assim, ao invés de você conquistar o que se espera, corre sérios riscos de desenvolver problemas de saúde. A pessoa que acaba fazendo esse tipo de dieta vai sofrer com problemas como queda de cabelo, dor de cabeça, fraqueza, unhas fracas, entre outros problemas.
Tudo isso ocorre, porque a ingestão de alimentos está insuficiente para que o organismo consiga funcionar de maneira adequada.

Por esse motivo, o cérebro acaba direcionando os recursos disponíveis no corpo para que as funções vitais sejam mantidas, ou seja, para que fígado, pulmão e coração permaneçam funcionando. Como consequência, o cabelo ficará mais fraco assim como as unhas e as demais áreas apresentarão falta de nutrientes e para mostrar que algo está errado o corpo dá sinais por meio da sensação de fadiga.

O que é melhor fazer para perder peso?

Quem quer se ver livre do efeito sanfona e dos problemas físicos que as dietas restritivas trazem, a dica é preferir a prática de exercícios físicos e ter acesso a refeições saudáveis. Com essas medidas simples e fáceis de serem colocadas em prática, você terá o corpo que sempre sonhou e tudo isso com saúde, que é o mais importante, concorda?

Link da foto: httpsunsplash.comphotoszhS7LV_BMj0