Sonha em ter uma alimentação saudável, mas não sabe quais são os critérios que fazem com que você realize esse desejo? Então, que tal a partir de agora saber que para ingerir refeições saudáveis você precisa de: variedade, equilíbrio, controle de quantidade e qualidade? Confira, pois vamos explicar cada um desses requisitos, acompanhe!
Variedade
Sim, quando pensamos em variedade estamos querendo dizer que você precisa ingerir alimentos que pertencem a todos os grupos. Sendo assim, é preciso comer: cereais, pães, tubérculos, hortaliças, frutas, leguminosas, carnes e ovos, leite e derivados, óleos e gorduras e açúcares.
Com isso, seja no café, no almoço ou no jantar, a variedade de alimentos que compõem os grupos precisam marcar presença em sua alimentação. Se for possível, a dica é apostar nos alimentos orgânicos, porque eles são livres de conservantes e agrotóxicos que são muito importantes para sua saúde.
Os alimentos integrais também podem ser incluídos no cardápio, porque eles são muito mais saudáveis e fazem bem ao organismo. Então, para ter variedade é preciso comer alimentos que integrem todos os grupos!
Equilíbrio
É difícil ter uma vida equilibrada, não é mesmo? Mas para se ter uma alimentação saudável o equilíbrio é fundamental. Isso passa muito por separar momentos para se alimentar e de forma focada. Assim, quem quer ter equilíbrio na alimentação precisa aprender a comer bem devagar. Como conseguir isso? Simples, desligando todos os aparelhos como: televisão, celular e outros, porque todos eles te deixam acelerado.
O equilíbrio também passa pela ingestão de água de forma cotidiana. A orientação é que a pessoa tome pelo menos dois litros diariamente, porque assim a pele fica hidratada e o corpo em equilíbrio, porque todos os minerais e vitaminas chegam nos pontos em que precisam estar. Para se ter uma alimentação equilibrada, é necessário ainda diminuir os níveis de açúcar.
Controle de quantidade e qualidade
Primeiro, vamos falar sobre o controle de quantidade. Devido a correria do dia a dia, a pessoa não tem tempo para parar e fazer lanches saudáveis ao longo do dia e isso faz com que ela coma mais quando vai almoçar ou jantar.
O comer mais nesses períodos não é saudável, pois o recomendado é que seja feita ao longo do dia até 6 pequenas refeições, porque assim o corpo estará sempre com tudo o que precisa e quanto mais se come durante o dia, menor será a quantidade em cada uma das paradas para se alimentar.
Agora, vamos falar sobre o controle de qualidade. Em virtude da correria, a pessoa tende a optar pelos lanches rápidos, ou seja, os fast foods e isso também não é nada saudável e esse é um tipo de alimentação que não passa no controle de qualidade. Diante da constatação, é fundamental que para se ter uma alimentação, a pessoa prefira marmitas saudáveis.
SIGA A MAMÃE FITNESS NAS REDES SOCIAIS @DAMAMAEFITNESS